top of page

NOTÍCIAS

FIQUE POR DENTRO

porto-2-1080x656.jpg

Portugal se consolida cada vez mais como principal destino de investimento imobiliário na Europa

O grande número de estrangeiros que buscam viver ou investir em Portugal tem ajudado a elevar os preços dos imóveis no país. No entanto, indicadores mostram que a compra de um imóvel em Portugal é ainda mais vantajosa do que a compra na grande maioria dos países vizinhos.

Portugal é um dos países onde os preços dos imóveis mais têm aumentado nos últimos anos e deve manter essa tendência nos próximos anos. De acordo com estimativas da agência de notação financeira Moody’s, o valor do imobiliário residencial irá subir de 7% a 8% até 2020.

No setor imobiliário, o mercado português apresenta uma das mais elevadas taxas de crescimento na Europa, ao lado da Holanda e da Irlanda. Em Portugal, os preços dos imóveis têm aumentado desde meados de 2013, e subiu em média 16% desde o início de 2016. Já na capital Lisboa, a subida foi de 47% e na cidade do Porto, foi de 34%.

De acordo com a APEMIP – Associação de Corretores de Imóveis e Agentes Imobiliários de Portugal, considerando propriedades acima de 120m2 localizadas em grandes centros, o preço médio do metro quadrado em Portugal é o 19º mais caro da Europa Ocidental, ficando ainda muito abaixo de países como Reino Unido, França, Suíça, Itália, Espanha, Alemanha e Holanda, por exemplo. Mesmo com um valor do metro quadrado mais acessível que nestes países, Portugal tem apresentado ROI (retorno de investimento) mais altos que a maioria deles.

Em Lisboa, segundo o Idealista, portal especializado no mercado imobiliário, o preço médio do metro quadrado é de € 2.707, o que é bastante competitivo quando comparado a capitais europeias como Madrid, Paris e Londres. Se comparado ao Brasil, estes valores são mais baixos que os encontrados em bairros de classe alta em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo.

Em 2019, cidades como Lisboa e o Porto permanecem no centro das atenções para investidores estrangeiros pois apresentam alto ROI (retorno de investimento), tanto em relação à valorização do imóvel, quanto em relação a rendimentos oriundos de aluguéis, o que podem chegar a 14% de rentabilidade ao ano no caso de imóveis para aluguel de curta duração voltados para o turismo. Desta forma, o ROI (retorno de investimento) destas cidades portuguesas está acima da média européia e pode ultrapassar o ROI de cidades famosas como Barcelona, ​​Roma, Paris e Londres.

Em 2019, Portugal ganhou o World Travel Awards pelo terceiro ano consecutivo como o melhor destino turístico da Europa.  Desta forma, o país tem atraído turistas de todo o mundo e, principalmente, brasileiros e europeus que, além do turismo, procuram o país para viver ou investir no mercado imobiliário.

Segundo o Global Peace Index, Portugal é o terceiro país mais pacífico do mundo, o que, por si só, é um componente importante na escolha de onde investir. O país tem um eficiente serviço público de saúde e universidades que se destacam nos principais rankings internacionais, além de uma alta qualidade de ensino em todos os níveis.

 

Recentemente, Lisboa foi escolhida pelo Quality of Life Survey, da revista britânica Monocle, como a 12ª cidade do mundo com a melhor qualidade de vida. O clima ameno (300 dias de sol por ano) e a variedade turística completam o "pacote".

Além disso, existem incentivos atraentes oferecidos pelo governo português para aqueles que querem investir ou viver no país. O programa Golden Visa atrai cada vez mais um grande número de cidadãos não-europeus que buscam obter uma autorização de residência de longa duração na Europa, o que pode tornar-se em cidadania após 5 anos de residência. O programa Golden Visa é feito sob medida para investidores no setor imobiliário que devem investir um valor mínimo de 350.000 euros em imóveis localizados em áreas de reabilitação urbana, ou 500.000 euros em imóveis em qualquer lugar de Portugal. Já o Regime Não-Residente Fiscal atrai principalmente europeus. Este programa tem a duração de até dez anos e oferece isenção de impostos para rendimentos obtidos no exterior e taxas reduzidas para rendimentos obtidos em solo português.

"Portugal oferece excelente qualidade de vida, ótima educação, níveis de segurança altíssimos e um clima ameno. Além disso, o país oferece oportunidades de investimento no mercado imobiliário consideradas entre as mais rentáveis da Europa, o que tem atraído muitos brasileiros e europeus. Os investimentos imobiliários no país, além de serem excelentes negócios em termos de retorno financeiro, têm possibilitado a obtenção do visto de residência na Europa como também proporcionado um grande despertar na área de reabilitação urbana dos centros históricos das cidades lusitanas.” comenta Manuella Borgers, arquiteta e co-fundadora da Innovva.

bottom of page